2014 - 2023
Landscapes
DA ONDA Â PARTICULA é o resultado de um trabalho de transposição de espaços de cores; das luzes aos pigmentos.
Frames são extraídos dos diversos vídeos realizados pelo estúdio de forma eletrônica analógica, utilizando os sintetizadores de vídeo, e depois são transformados em quadros no padrão fine art. Durante o processo é preciso fazer uma tradução do sistema RGB ao sistema CMYK de cores, e essa etapa passa tanto por uma ampliação como por uma adaptação à nova realidade colorida do frame, que passa do virtual ao material, do intangível ao tangível; é o espectro luminoso que se torna objeto imóvel palpável.
Nas imagens intituladas Landscapes os frames ainda recebem um tratamento digital. Um efeito gerado por computadores revela uma topografia própria àquelas cores do frame original. E essa topografia pode ser dimensionada e posicionada em um espaço infinito preto, revelando imagens de um possível terreno composto pelo próprio espectro eletromagnético visível, com características peculiares a configuração daquele único quadro.
Esta é uma pesquisa do estúdio em busca de uma outra materialidade e da tridimensionalidade no vídeo. Ela gerou a instalação Triple Color Frame e o objeto Triple Color Black Box.
Triple Color Frame é uma instalação que inclui um quadro para projeções que gera um efeito de estereoscopia (visão 3d) sem a utilização de óculos. Ela é composta de 3 camadas de tecido filó azul, verde e vermelho, sobrepostas em um fundo infinito de madeira preta. Quando não está sendo projetado, o quadro gera um interessante padrão de Moiré.
Triple Dimension Video Research
Triple Color Black Box surgiu da ideia de criar uma obra de video arte que ficasse contida em um objeto. A caixa contém um projetor de vídeo portátil e cinco filtros analógicos, sendo três com tecido nas cores vermelho, verde e azul e duas lentes de aumento em um invólucro de madeira.
PARTE Feira de Arte Contemporânea - Galeria LUME
Instalação no estande da Galeria LUME no Paço das Artes em 2015
The Wrong: The New Digital Art Biennale
Homeostase Lab, com curadoria de Guilherme Brandão e Julia Borges Araña, foi a embaixada física da maior e mais diversa bienal de arte digital do mundo em São Paulo. A exposição contou com cinco de nossas Landscapes, com a obra Triple Color Frame e uma seleção de videoartes do nosso estúdio.
ficha técnica:
Criação e concepção: Danilo Barros e Priscilla Cesarino
Ateliers de impressão: Silvio Pinhatti, Imagens de Papel e RGB Studio
Montagem: RGB Studio
Da Onda à Particula
Curadores
Galeria LUME, Homeostasis Lab
Ano
Local
São Paulo, Brasil
Compartilhar
A convite da Galeria LUME, em 2015, o estúdio MD participou da FEIRA PARTE e criou uma exposição que incluia uma série de nove quadros chamada "Da Onda À Partícula". Desde então essa série vem se expandindo e sendo exposta em outros lugares e ocasiões.